quarta-feira, 9 de maio de 2012

Carro sem motorista do Google recebe licença nos EUA || OrbeWeb


Estado americano do Nevada já tem até legislação que regula a nova tecnologia dos 'carros do futuro'.




Um carro que não precisa de motorista para ser guiado recebeu autorização do Estado americano de Nevada para ser utilizado nas ruas e estradas locais. O primeiro modelo a receber a licença é o Toyota Prius, cujo sistema de navegação foi aperfeiçoado pela empresa de internet Google. O Google foi a primeira empresa a receber a licença para uso do carro.
A primeira viagem do automóvel deve acontecer em Las Vegas. O Google vem liderando no setor de tecnologia automotiva sem motoristas, mas outras companhias também estão buscando licenças para que seus veículos cheguem às estradas americanas.
Para orientar a navegação do carro, o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a 'ver' pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada.
'Carros do futuro'
Os engenheiros do Google já testaram o carro nas ruas da Califórnia, inclusive na famosa ponte Golden Gate, em San Francisco. Nestes testes, o carro esteve sob supervisão de um motorista profissional, que estava pronto para assumir o comando do veículo caso ocorresse qualquer problema.
Segundo o engenheiro Sebastin Thrun, o carro percorreu 255 mil quilômetros nos testes. Apenas um incidente foi registrado: um carro dirigido por uma pessoa bateu de leve no veículo da Toyota e do Google em um sinal.
Para o diretor do Departamento de Veículos Motores do Estado de Nevada, Bruce Breslow, os veículos em teste atualmente são os "carros do futuro". Por ora, apenas o Google recebeu licença, mas no futuro o governo estadual pretende emitir licenças a motoristas do Estado.
Uma nova legislação que trata do assunto – que entrou em vigor em março deste ano – afirma que o carro sem motoristas precisa ser supervisionado obrigatoriamente por duas pessoas – uma delas seria um motorista para casos de emergência e o outro monitoraria o computador de bordo. A Califórnia pretende seguir o mesmo caminho.
"A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano", disse Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia. "Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança", afirmou.

Fonte: G1

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